Idade Maior

Acordar a meio da noite

Um problema comum com conselhos de quatro especialistas. Sabia que a insónia afecta cerca de 30% da população adulta? Conheça as melhores opiniões.


A visão integrada
Quando começa a ficar sonolento, os barulhos, luzes ou outros ruídos não o acordam facilmente. Baixe a intensidade da luz uma hora antes de dormir e use um filtro HEPA para melhorar a qualidade do ar dentro de casa. A diminuição das luzes vai aumentar a produção da hormona do sono, a melatonina, ajudando-o para um sono mais tranquilo. Se acordar a meio da noite, não entre em stress nem olhe para o relógio. Rubin Naiman (médico).

O médico do sono
Identifique as causas: anda stressado, doente, deprimido? Tente reduzir o seu sono: se habitualmente dorme das 23 as 7 da manhã, esteja a pé até à meia-noite e levante-se mais cedo durante alguns dias para sair dos episódios do acorda-dorme-acorda. Se o problema persistir, consulte um médico. Tomados sob vigilância médica, os comprimidos para dormir podem ajudar. Neil B. Kavey (médico)

O especialista em apneia do sono
Muitas pessoas com apneia obstrutiva do sono (AOS) não se apercebem de que acordam a meio da noite. Perder peso pode ajudar, bem como tratar eventuais problemas de sinusite ou de alergias. Já existem várias técnicas médicas que são eficazes, por isso consulte um especialista se achar necessário. Jordan S. Josephson (médico).

O nutricionista
Se não sofre de AOS, a culpa pode ser da cafeína. Corte com o café durante um mês e veja se o problema persiste. O refluxo esofágico pode acordá-lo com tosse e azia: evite comer antes de se deitar e durma com uma almofada alta. Fale com o seu médico sobre a possibilidade de tomar magnésio para o ajudar a relaxar. O álcool também interfere com o sono. Se bebe, faça-o ao jantar, nunca antes de se deitar. Dwight Mckee (médico).