Idade Maior

Unhas pintadas, unhas sofisticadas

, 2 comentários

As nossas mãos são o nosso cartão-de-visita e é importante que estejam cuidadas e bonitas. Saiba como.


Actualmente, existem no mercado cada vez mais utensílios para embelezar as unhas. E é tanta a profusão da oferta que, muitas vezes, andamos perdidas sem saber o que escolher ou, até mesmo, sem saber para que servem determinados produtos.

Aliás, hoje em dia, arranjar as unhas pode ser considerada uma arte, dada a sua complexidade. Mas, verdade seja dita, ter as unhas arranjadas e pintadas faz toda a diferença no que toca à imagem que passamos aos outros, já para não falar na questão de higiene.

Dependendo do que preferir, pode arranjá-las em casa ou procurar os serviços de uma manicura. Existem inúmeras opções desde o básico, tratamento e verniz, às unhas de gel. E, obviamente, os preços também diferem muito.

As unhas de gel são, de facto, das opções mais caras. Os efeitos, para quem tem dificuldades em manter o comprimento, são verdadeiramente surpreendentes. O único senão  são as sessões de manutenção que terá de realizar com alguma regularidade. No entanto, pode arranjar as suas unhas em casa e obter resultados admiráveis.

Material essencial
Para conseguir resultados semelhantes aos de uma manicura é essencial que tenha em casa um kit com o seguinte material:
- lima de cartão grosso, ideais para unhas pequenas e frágeis;
- alicate de cutículas;
- alicate para cortar unha ou tesoura;
- espátula para empurrar as cutículas;
- bloco polidor (para polir, alisar e dar brilho);
- produto para remover verniz (não é aconselhável que utilize acetona);
- creme hidratante.

Recomendações
Em primeiro lugar é fundamental que hidrate diariamente as unhas: além de as fortalecer, impede também que as cutículas cresçam rapidamente. Por outro lado, tente remover o mínimo de cutículas possível, pois quanto mais retirar mais elas crescem, tornando-se  mais rijas.

Assim, coloque as mãos de molho para amolecer as cutículas. Remova-as, passe a lima e, posteriormente, o bloco polidor. Depois aplique uma base fortificante antes do verniz de cor. Para ficar com a cor exacta, aplique duas camadas bem finas, mas com verniz suficiente no pincel para cobrir toda a unha uniformemente.

Se ficar com um pouco de verniz à volta, enrole um bocadinho de algodão num palito ou fósforo (ganha a forma de um cotonete mas mais fino), mergulhe-o no produto para remover o verniz, e passe-o ligeiramente em torno da unha.

Depois de secar, passe creme hidratante sobre as unhas e massaje toda a mão. Sentir-se-á mais relaxada. Unhas bonitas e cuidadas transparecem segurança e higiene. Afinal, as nossas mãos são o nosso cartão-de-visita.

Alimentação
Uma alimentação saudável é fundamental para se ter unhas fortes e bonitas. Uma dieta rica em proteínas e cálcio - carne, peixe, ovos, leite e derivados - é muito importante. A vitamina A também é um grande aliado nesta batalha. Este  nutriente encontra-se em  alguns alimentoscomo cenoura, espinafre, abóbora, leite, brócolos, entre outros.

Sinais de perigo
As unhas também podem indicar um problema de saúde. Por exemplo, quando há falta de cálcio no organismo,  ficam fracas e quebradiças. Mas existem outros sintomas: unhas sem cor podem indicar anemia; unhas amareladas podem ser sinal de diabetes e unhas com uma metade branca e outra avermelhada podem ser sintoma de doenças renais.




Leia ainda:

> Um bronzeado sensual e seguro

> Pés com estilo
2 comentários
  • catarina
    14 de November
    sem dúvida as unhas são um importante cartao de visita, no entanto é preciso a meu ver ter especial atenção às unhas de gel. já tive unhas de gel e são fantasticas, no entanto apos retirar a unha de gel deparei que a minha unha enfraqueceu demasiado tornou se mais fina que o normal. http://soscrise.blogspot.com/
  • catia
    26 de July
    eu adoro sou a tua fá numero 1