Idade Maior

12 passos para uma menopausa saudável

, 2 comentários

A menopausa não significa perda de juventude! Prepare-se!


A chegada da menopausa não é fácil. A ideia de perder a juventude pode afetar muitas mulheres, tanto do ponto de vista psicológico, como físico.

Uma atitude positiva e algum planeamento pode ajudar as mulheres a liderarem melhor com esta fase da vida. A preparação deve começar no início dos primeiros sintomas, ou seja, o fim da menstruação. Para algumas mulheres, este estágio que antecede a menopausa pode iniciar-se por volta dos 40 anos, ou até mais cedo!

Viver bem a menopausa implica, antes de mais, ter uma atitude proativa em relação à nossa saúde, de forma a minimizar os efeitos colaterais da menopausa, antes do seu aparecimento.

Dicas para viver bem a menopausa:

1. Pratique de forma regular exercício físico para prevenir o aumento de peso típico da menopausa (média de 3 a 5 quilos). As flutuações hormonais podem contribuir para o aumento de peso. É mais difícil prevenir ou perder os quilos a mais se não antecipar os efeitos da menopausa, através de um programa de emagrecimento.

2. Inicie um programa de fortalecimento dos músculos pélvicos, como os exercícios de Kegel – série de exercícios criada nos anos 40 para prevenir problemas como a incontinência urinária , do abdómen, das coxas ou das nádegas.

3. Faça exercícios de levantamento de pesos para manter os ossos fortes e reduzir o risco de fraturas.

4. Treine o cérebro! É importante começar a fazer exercícios de memória, palavras cruzadas e outros tipos de jogos de raciocínio, evitando o risco de perda de memória durante a menopausa.

5. Desenvolva e mantenha bons hábitos de sono, de forma a combater potenciais problemas de sono causados pela queda nos níveis de estrogénio, típica da menopausa.

6. Tente dormir o suficiente poucas horas de sono podem contribuir para alguma confusão mental e, sobretudo, baixar a libido, ambos os problemas associados à menopausa.

7. Veja com seu médico a necessidade de usar um creme que contenha estrogênio, para diminuir a secura vaginal. A prática regular de sexo também aumenta o desejo sexual e faz com que aumente a lubrificação.

8. Faça os exames anuais recomendados pelo seu médico, incluindo controle de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio, bem como mamografias e exames pélvicos.

9. Dê atenção aos dentes. Escove-os duas vezes por dia e use fio dental diariamente para ajudar a prevenir a doença periodontal (inflamação das gengivas, que afeta a saúde cardiovascular).

10. Limite o consumo de alimentos industrializados e mantenha uma dieta rica em verduras e em gorduras saudáveis. O consumo regular de verdura ajuda a manter o cabelo e a pele saudáveis.
2 comentários
  • Eugenia trindade
    19 de March
    Fui operada aos 40 anos fiquei sem o útero e os ovários,nunca mais fui a mesma pessoa,tive sempre muitos afrontamentos, e a médica receito-me adezivos para eu colar na pele e dei-me bem ,mas depois acabaram e comecei a tomar comprimidos e começaram a crescer as mamas,desesti, agora a Médica receitou-me cálcio que tomo todos os dias, eu pergunto será que tem que ser para o resto da minha vida?
  • jacky
    10 de February
    CUIDADOS GLOBAIS PARA O ROSTO E COLO DA PELE MADURA OU AMADURECENDO AGREGANDO EFEITO CLAREADOR Conheço o sofisticado creme HELIXIENCE CREME de cuidados globais para o rosto com efeito clareador para peles maduras com rugas e / ou com sinais de hiperpigmentação Ele contem nanocápsulas de flavonoides de frutas cítricas que inibem a síntese de melanina, diminuindo a hiperpigmentação.assim como ativos com ação hidratante, Antiinflamatória e anti-edematosa. Contem silanol com ação refirmadora, acido marunico com efeito quelador e Algisuim C com efeito anti-glicolização. E um dos lideres de mercado de institutos na França e o resultado é simplesmente glamouroso como a origem dele, produzido em MÔNACO, NA RIVIEIRA FRANCESA . ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLOGISTAS. ESTUDOS DE EFICACIA MENSURAVEL: Estudo 1 : período 6 horas Diminuição em 21% da taxa de peróxidos cutâneos Estudo 2 : período 60 dias Medições: 60% das voluntárias apresentaram clareamento da hiperpigmentação, medido por cromatômetro. Avaliações sensoriais: 100% das voluntárias julgaram sua pele 'mais bonita', 100% mais suave e macia, 90% mais lisa, 80% com manchas mais claras, 60% com diminuição do tamanho das manchas, e 40% que suas manchas desapareceram. A associação foi apreciada e bem tolerada por todas as voluntárias. consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda): www.asepta.com ( da França ) www.asepta.com.br ( no Brasil ) No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar. a Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,dermatan, saisdaterra,... )