Idade Maior

Perder um amigo de estimação

, 27 comentários

Seja cão ou gato, dói sempre porque se perde um grande companheiro. Aprenda a ultrapassar a dor.


Infelizmente, a perda de um  ou mais animais de estimação é muito frequente, até porque a esperança média de vida de um cão ou gato (os mais comuns) é bem mais curta do que a nossa.

Quando existe uma forte ligação entre o dono e o bicho, a morte deste é sentida como se de um membro de família se  tratasse. Para muitas pessoas, mais do que companheiros, os animais de estimação são  verdadeiros amigos que os acompanham para todo o lado.

Por isso, a dor pode ser difícil de ultrapassar sem alguma ajuda, sobretudo para quem vive sozinho e conta apenas com a companhia do seu amigo de estimação.

O direito à dor
Sentir a dor da perda do companheiro de quatro patas é perfeitamente normal, natural e não deixe que alguém lhe diga que é loucura, pieguice ou estúpido sofrer pelo seu animal. As pessoas que não compreendem a ligação dono/animal também não compreender a sua dor.

Com o passar dos anos (mesmo que tenham sido poucos), ele tornou-se uma parte significativa e constante da sua vida. Era uma fonte de conforto e companheirismo, amor e aceitação incondicional, alegria e diversão. Por isso, não se surpreenda se se sentir arrasado pelo desaparecimento dessa relação.

Cada caso é um caso e, como tal, cada dono sente de forma diferente essa perda. Prepare-se para sentir emoções tão diferentes como culpa, raiva ou até depressão, sendo que o mais importante é que não negue a sua dor.

Substituir não é esquecer
Para muitos a melhor solução para ultrapassar a dor é adoptar um novo companheiro. Mas se pensa  esta atitude representa uma falta de sensibilidade ou até de compaixão do dono, engana-se. O facto de o dono adoptar um novo amigo não impede que o processo de luto ocorra.

As recordações e as saudades permanecem iguais, mas ao invés de ultrapassar a dor sozinho estará a fazê-lo acompanhado, o que ajuda em muito.

Fonte: www.pet-loss.net

Leia ainda:

> Larguei o hábito por ele!

> Amor de cão
27 comentários
  • franklin barboza
    30 de March
    pessoal tambem tomsofrendo tanto ontem perdi minha gatinha minha "mimosinha"foi atropelada ontem, morreu no portao de kza com a boquinha cheia de sangue,ela era como uma criança alegre,carinhosa,pidona como todo gato,ela dormia cmg,era direto atras de mim,meu Deus só vc sabe o vazio que ta o meu coração a minha kza,a dor que estou sentindo n tem nome,n tenho vontade de fazer nada,n sei como seguirei em frente to sofrendo muito, pois agora so ficarao as lembranças,,tenho de vontade de me mudar so de tristeza...que DEUS possa me dar conformação.ta muti dificil,,,
  • vitoria
    5 de March
    perdi minha melhor amiga uma gatinha o que eu faco pra nao lenbrar dela
  • ver mais comentários »