Idade Maior

Natal: vencer a solidão

, 4 comentários

Mesmo para quem vive só, a Consoada pode ser uma noite festiva e muito bem acompanhada. Conheça as nossas sugestões.


Para quem vive sozinho, por vontade própria ou vicissitudes da vida, o Natal pode tornar-se difícil de suportar. Como passar a Consoada sem pensar em Natais passados, provavelmente mais festivos e acompanhados? Como superar a nostalgia ou o peso da solidão? Parece impossível mas não é. A chave é criar programas diferentes para a noite de Natal. Aqui ficam algumas das nossas sugestões.

Convidar amigos para consoar
Haverá maneira melhor de passar a noite de Natal que rodeada pelas gargalhadas dos seus melhores amigos? Jantar, jogos e troca de presentes são as palavras-chave para este programa.

Comece a noite servindo um bom jantar com iguarias típicas desta quadra. Proíba os assuntos tristes à mesa e coloque uma música divertida a tocar. Depois da refeição, convide os seus amigos para jogos de tabuleiro. O "Pictionary", jogo para fazer desenhos e mímica ou o "Trivial Persuit", jogo para testar conhecimentos e cultura geral, são óptimos para noites entre amigos. Ninguém vai reparar nas horas a passar... E, para terminar a noite em grande, distribua os presentes. Será, com toda a certeza, uma Consoada memorável e a repetir nos próximos anos.

Viagens para arejar
Porque não aproveitar esta altura, livre de compromissos, para conhecer o destino que sempre a fez suspirar? Convide alguns amigos e partam à aventura. Se desejarem uma temporada num destino quente, procurem países que não estejam no Inverno, como o Brasil. Se, pelo contrário, quiserem rodear-se de neve e divertir-se a fazer desportos de Inverno, o vosso destino pode ser, por exemplo, Andorra. Podem também explorar destinos exóticos, provavelmente não tão cheios de turistas nesta altura, como Marrocos, Índia ou Malásia.

Retiros para meditar
Fuja da rotina e do stress diário fazendo um retiro espiritual. Dirija-se à Quinta da Calma, no Algarve, e alugue um bungalow durante uns dias. Pode também aproveitar para dar passeios na praia mais próxima da quinta, participar em actividades de yoga, tai-chi, meditação, danças orientais,ou ter uma sessão com um dos terapeutas. Também pode apenas descontrair, lendo livros na biblioteca. Esta quinta está a 20 minutos do Aeroporto Internacional de Faro e fica à saída da localidade de Almancil, a 10 minutos do Parque Natural da Ria Formosa e das praias de areia fina da Quinta do Lago e de Vale do Lobo. Visite o website desta quinta em http://www.quinta-da-calma.com.

Ajudar quem precisa
Deixe-se levar pelo espírito de partilha do Natal e dispense algum do seu tempo a minorar a solidão e o sofrimento dos outros. Participe na Festa de Natal com os Sem-Abrigo da Comunidade Vida e Paz, nos dias 19, 20 e 21 de Dezembro, na Cantina 1 da Universidade de Lisboa. Inscreva-se na equipa de voluntários através do website da associação, em www.cvidaepaz.org.

Quais os seus planos para a Consoada?  Como costuma passar o Natal?  Partilhe os seus programas connosco.
4 comentários
  • Carmen Mateus
    29 de September
    Também estou sozinha e gostaria de ter um programa diferente nessa noite. Quinta da calma ou Fátima parece-me boa ideia. Gostaria de ajudar os sem-abrigo ou outras pessoas sozinhas como eu, mas sei que é complicado ~pois os grupos estão formados e há mta gente a querer ajudar. Ajudar algu+em doente e dependente e que nessa noite fica sózinha? Era uma boa opção mas... onde está essa pessoa?
  • teresa almada
    21 de December
    O que gostava mesmo era passar a Consoada com alguem que necessite companhia. A quem necessitar estou disponivel
  • ver mais comentários »