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Alimentos que engordam

Costuma comprar produtos light porque quer emagrecer? É um engano. Saiba o que deve comer com moderação e até mesmo o que evitar.


É certo que não existem alimentos bons ou maus. Existem sim, alimentos mais e menos saudáveis, sendo que os segundos devem ser incluídos na dieta alimentar com muita moderação para evitar ganhar peso ou até mesmo problemas de saúde.

1. Pão branco: Recheado de açúcar refinado, sal e conservantes é muito eficaz na redução do metabolismo e acumulação de gorduras. Por isso, troque-o pelo pão integral. Opte por pão escuro com cereais ou pão integral.

2. Produtos light ou sem gordura: é um engano pensar que por serem light são ideais para quem quer perder peso. Na verdade, muitos destes produtos estão recheados de conservantes, sal ou açúcar. É, por exemplo, o que se passa com os iogurtes.

A maioria das pessoas tende a comprar iogurtes magros convencidas que é a melhor opção. Na realidade, o que interessa mesmo é saber quantas calorias tem, independentemente de ser magro ou não. Um iogurte realmente magro tem de ter menos de 50 calorias. Por isso, leia bem os rótulos.

3. Frutas que engordam: são fonte de vitaminas e nutrientes é certo, mas umas mais do que outras. Algumas frutas têm um elevado valor calórico e, por isso, devem ser evitadas se quer emagrecer. As seguintes são as que apresentam maior quantidade de calorias por cada 100 gramas: amora (60kcal), cereja (60kcal), figo (70kcal), uva branca (72kcal), anona (75kcal), uva tinta (77kcal), banana (95kcal), (coco seco (302kcal) e coco verde (131kcal).

O melão, a meloa, a papaia e a manga são frutas que devem ser ingeridas em pouca quantidade e com pouca frequência . Podem ser muito calóricas se ingerir mais do que 100 gramas. E fuja dos frutos secos salgados!

4. Refrigerantes: não contêm qualquer tipo de valor nutricional, são altamente calóricos e apresentam uma elevada quantidade de açúcares e conservantes.

5. Bebidas alcoólicas: os cocktails e as cervejas além de serem super calóricos, são também eficazes em abrandar muito rapidamente o sistema metabólico. Escusado será dizer que quanto mais álcool beber, menos calorias vai queimar.

6. Molhos: maionese, manteiga, natas, bechamel, ketchup, etc. Muitas vezes, vemos pessoas em dieta a comer só saladas e sopas (até aqui tudo bem) mas acompanhadas por ingredientes que engordam, tornando-as más opções alimentares, nomeadamente, saladas com maionese ou molho americano e sopas com natas.

Evitar ao máximo alimentos com muita gordura: natas, queijos, leite gordo e meio-gordo, molhos, bolos, bolachas, doces e gelados. A mostarda (mas com moderação) é de todos o condimento com menos calorias. Uma colher de sopa de mostarda tem 17kcal, menos 5kcal do que o ketchup.

7. Fritos: nunca é demais dizê-lo: os fritos são extremamente gordos e, por isso, devem ser evitados ou comidos com muita moderação. E o mesmo se aplica aos alimentos saudáveis que as pessoas tendem a fritá-los em gordura para lhes dar “algum sabor”. Vegetais, arroz, carne, massas, peixe, entre outros podem ser saudáveis, mas a partir do momento que passam pela frigideira, passam também a ser prejudicais à saúde.

No entanto, e sempre que sentir necessidade de comer um frito, lembre-se que a gordura que utilizar (o azeite é a mais saudável) não deve ser submetida a temperaturas muito altas e os alimentos devem ser passados, logo após à fritura, por papel absorvente para retirar a gordura em excesso.

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