Idade Maior

Será que a idade faz mesmo diferença?

, 2 comentários

Eles, mais velhos, gostam de se sentir rejuvenescidos. Elas, mais jovens, procuram segurança. Mas nem sempre a relação resulta.


Um estudo recente desenvolvido nos EUA por cientistas da Universidade da Califórnia-Santa Bárbara, defende que a atracção de homens mais velhos por mulheres mais novas ajuda a prolongar a longevidade,  já que aumenta a vida reprodutiva masculina por mais uns tempos. E se há alguns anos este tipo de relacionamento não era visto com bons olhos, hoje é cada vez mais frequente e socialmente aceite.

Mas, independentemente da idade e como em qualquer outra relação, o casal terá sempre que lutar para que esta resulte, não obstante todas as vantagens e desvantagens que a situação possa acarretar.

Vantagens para o homem mais velho
As mulheres mais novas têm mais energia, espontaneidade, menos bagagem amorosa e são mais bem dispostas. Mas são, sobretudo, fisicamente mais atractivas, um factor determinante nas preferências masculinas. Com uma parceira mais nova, os homens sentem que a sua vida sexual será mais ousada e mais proveitosa, já que poderão vir a ser pais novamente ou até pela primeira vez. No fundo, sentem-se rejuvenescidos.

Vantagens para mulheres mais novas
As mulheres mais novas vêem os relacionamentos com homens mais velhos como algo excitante que as faz sentir realizadas: querem homens maduros, com muita experiência de vida e uma situação financeira estável. Por outro lado, comprimidos milagrosos como o Viagra permitem que muitos homens mantenham uma vida sexual activa depois de uma certa idade, ajudando não só no dia-a-dia da vida do casal, como na constituição de uma família. São encarados como os companheiros ideais para constituir família: mais responsáveis e mais preparados para enfrentar as várias situações da vida.

Desvantagens para os homens mais velhos
As mulheres que têm como parceiros homens mais velhos por outras razões que não o amor, provavelmente estão mais interessadas em outros factores como bens, poder e/ou segurança. Se por acaso estes perderem fortuna ou saúde, a relação costuma acabar rapidamente. Existe também uma grande diferença entre os níveis de energia de ambos: se o parceiro não conseguir acompanhar o ritmo da companheira, o mais certo é que esta procure alguém mais jovem. Por vezes, a obssessão que certos homens têm por parceiras mais jovens, impede-os de conhecerem uma mulher mais madura, sensata, segura e interessante que, quem sabe, seria a escolha mais acertada.

Desvantagens para mulheres mais novas
Antes de constituir família, a mulher deve ter em consideração a idade do seu companheiro. Será que viverá o suficiente para acompanhar o crescimento da criança?

Desvantagens para ambos
A esperança média de vida nos homens é de 73,6 anos e nas mulheres de 79,4. Uma diferença de idade que varie entre os 15 e os 35 anos pode parecer irrelevante numa relação, mas com o tempo essa diferença irá resultar numa mudança de papéis. A mulher deixará de ser companheira e passará a ser unicamente a enfermeira do marido, precisamente quando se encontra no auge da sua maturidade. Por outro lado, no relacionamento com uma mulher mais jovem, o homem terá de aprender a lidar com os olhares e comentários por vezes maliciosos, entre muitos outros desafios que vão surgindo.

A diferença de idades traz também grandes discrepâncias nos gostos culturais ou nas actividades sociais e políticas. Por isso, quando a química acaba, geralmente resta apenas o sexo e, mesmo esse, com o avançar da idade e o aparecimento de doenças terá tendência para desaparecer. É, portanto, fundamental que o casal encontre outras formas de prazer e outros interesses comuns.

Este artigo não dispensa a consulta de informação clínica sobre o tema e, sobretudo, os conselhos do seu médico de família.

Leia ainda:

> De regresso ao activo

> Um homem de sonho
2 comentários
  • ivanet
    15 de August
    Adoru homens mais velho,são mais responsaveis mais confiaveis,e podemos aprender coisas novas e ensinar ao mesmo tempo isso é muito bom...são mais comprenssivos,e bem mais gostos,fazem com mais vontade com mais carinho,nos fazem sentirem amada desejada...
  • ivone
    15 de May
    Sinceramente não me estou a ver com alguém mais velho e jamais isso acontecerá por razões que só eu sei e não as vou enumerar aqui porque senão não iria sair do tema...claro que a idade conta e estas desvantagens estão bem descritas aqui,além de que a juventude enquanto ela está físicamente presente mereçe igual juventude e não me venham com as histórias de embalar da "juventude de mentalidade"porque essa é uma das grandes mentiras da Humanidade